A Polícia Judiciária de São José do Rio Preto, com apoio do Grupo de Operações Especiais de Santo André (SP), deflagrou a Operação Falso Leilão na manhã desta quinta-feira (22). A ação combate um esquema de sites falsos de leilões de veículos que já teria lesado diversas pessoas.
Prisões e apreensões
Três suspeitos foram presos na cidade do ABC paulista durante a operação. Diversos cartões, celulares e documentos utilizados pela organização criminosa foram apreendidos.
Como funcionava o golpe
O grupo criava sites falsos de leilão de veículos, clonando sites de leiloeiras verdadeiras ou utilizando páginas com referência a órgãos públicos. Os sites falsos reproduziam as mesmas funções de sites verdadeiros, com informações de “lotes” de veículos a serem arrematados e “leilões” que estão ocorrendo em tempo real, com informações de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e contato.
As vítimas eram atraídas pelos preços dos veículos, abaixo do mercado. Para participar do “leilão”, elas precisavam realizar um cadastro completo, fornecendo dados pessoais e bancários. Com essas informações, os criminosos aplicavam golpes.