segunda, 30 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Operação de De Olho na Placa identifica fraudes

Atendendo uma determinação do governo paulista, fiscais da receita estadual, juntamente com diversos policiais militares, realizaram ontem em Votuporanga a operação “De Olho na Placa”. Os bloqueios, efetuados nos principais…

Atendendo uma determinação do governo paulista, fiscais da receita estadual, juntamente com diversos policiais militares, realizaram ontem em Votuporanga a operação “De Olho na Placa”. Os bloqueios, efetuados nos principais pontos de circulação da cidade, ocorreram simultaneamente em outros 212 municípios do Estado, como Fernandópolis, Araçatuba e São José do Rio Preto.

Os objetivos principais da operação foram identificar os veículos com CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), emitido com base em declaração falsa de domicílio, e verificar a regularidade do licenciamento deles.

Conforme a assessoria de imprensa da Secretária Estadual da Fazenda, a fraude na declaração de domicílio já causou ao tesouro nacional perda de arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) estimada em R$ 500 milhões nos últimos cinco anos.

Uma amostragem realizada pela inteligência fiscal durante quatro meses (dezembro 2005, janeiro, fevereiro e março de 2006), para verificar o número de transferências de veículos devido à quantidade de denúncias envolvendo automóveis de outros Estados circulando em São Paulo, revelou que cerca de 44 mil veículos haviam sido transferidos, sendo quase 22 mil para o Paraná.

Os secretários da Fazenda e da Segurança Pública, respectivamente, Mauro Ricardo Costa e Ronaldo Marzagão, fizeram na tarde de ontem um balanço parcial da operação e anunciaram que os bloqueios de maneira regionalizada passam a ser rotina. Ao todo foram apreendidos 1.826 CRLV de outros Estados que apresentavam endereços de domicílio comprovadamente falsos.

Região
Em Votuporanga e Fernandópolis, de acordo com informações do comandante do 16.º Batalhão da PM, o tenente coronel José Pascoal Nicoletti, a corporação realizou 58 autuações por irregularidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Já os fiscais da receita estadual recolheram seis veículos.

Com o apoio do Ministério Público Estadual participam da operação 1,1 mil agentes fiscais de rendas, cerca de 4 mil policiais militares e 500 agentes da Polícia Civil.

Notícias relacionadas