sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Operação da PF alerta mutuários de financiamento da Caixa

Segurança Os interessados em adquirir o financiamento para habitações populares na Caixa Econômica Federal devem fazer os empréstimos diretamente no banco. O alerta é da Polícia Federal, que desmontou, na…

Segurança

Os interessados em adquirir o financiamento para habitações populares na Caixa Econômica Federal devem fazer os empréstimos diretamente no banco. O alerta é da Polícia Federal, que desmontou, na última semana, um grupo criminoso responsável por aplicar golpes em clientes da Caixa. Na operação Telhado de Vidro, a PF prendeu 13 pessoas e realizou 16 buscas e apreensões. O chefe do grupo era um ex-estagiário da instituição financeira. Ele tinha conhecimento dos trâmites do banco relacionados ao financiamento destinado à população de baixa renda. Também participava do esquema um contador responsável por forjar comprovantes de renda, além de um empresário da área de construção que simulava a venda de materiais ao emitir notas fiscais frias. O grupo ainda contava com ajuda de um responsável por abordar nas ruas possíveis interessados no empréstimo bancário. Os golpes foram aplicados em moradores da região de Campina Grande, na Paraíba, e rendiam sete mil reais por mutuário. O dinheiro era retirado da Caixa, mas não chegava aos interessados. Segundo a PF, o banco já adotou as devidas providências para tornar o financiamento habitacional mais seguro. Ainda assim, o delegado responsável pelo caso, Ricardo Ribeiro, alerta a população para que não caia na mão de criminosos.

A sociedade seja esclarecida para que não venha incorrer nesse erro, seja iludida a entrar em uma prática criminosa. Se tiver interesse em obter o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal nesse projeto do governo de reforma de casas populares para pessoas de baixa renda que procure fazer isso diretamente junto a uma agência da Caixa Econômica sem o uso de intermediário.

Segundo o delegado, o esquema era investigado desde abril. Só neste ano, a Polícia Federal já realizou mais de 150 operações desde janeiro. No total, foram presas 2.529 pessoas sendo 296 servidores públicos e 11 policiais federais.

Notícias relacionadas