


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior (16º BPMI) deflagraram na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Cosmos. A ação cumpriu três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão na cidade de Votuporanga.

Os alvos da operação são possíveis integrantes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), investigados por tráfico de drogas e outros delitos. Durante as diligências, foram apreendidas anotações relacionadas ao PCC e ao comércio de entorpecentes. Um suspeito foi preso em flagrante por guardar drogas em casa para o comércio ilícito.
Novas Denúncias e Continuidade das Ações
Além das prisões e apreensões, o Gaeco apresentou nesta quinta-feira denúncia contra outros três integrantes do PCC que atuavam na região. Esses indivíduos, já detidos por tráfico de drogas, agora também responderão pelos crimes de organização criminosa e associação para o tráfico.
A Operação Cosmos contou com a participação de três promotores de Justiça, seis servidores do Ministério Público de São Paulo (MPSP), 35 policiais militares e oito viaturas operacionais. O nome da operação faz referência ao bairro São Cosme, área de atuação de parte dos suspeitos.
