Uma operação contra crimes de exploração sexual infantil deflagrada pela Polícia Civil prendeu sete pessoas na manhã desta segunda-feira (26), na região de São José do Rio Preto (SP).
O objetivo da Operação Astreia foi apreender dispositivos que podem ser usados para produzir, disponibilizar, divulgar, publicar ou armazenar material de abuso sexual infantil.
Segundo a polícia, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Rio Preto, dois em Catanduva, dois em Votuporanga, um em Jales e um em Neves Paulista.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, 70 policiais participaram da ação. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram localizados arquivos relacionados à exploração sexual infantil.
Seis pessoas foram presas por armazenamento do conteúdo, mas cabe fiança. Um outro investigado foi preso por disponibilizar os arquivos. Este crime é inafiançável.
Operação Astreia
O nome da Operação faz menção a uma deusa da mitologia grega (Astreia), que zela pela pureza e inocência da humanidade, bem como pelo equilíbrio das condutas e justiça das decisões.