A Santa Casa de Dracena informou, nesta terça-feira (16), que 11 pacientes renais crônicos que fazem tratamento no setor de hemodiálise foram infectados pela covid-19 no último final de semana.
“A contaminação foi contida no local, de modo que o hospital em si não está comprometido e os demais setores seguem sua rotina normal de atendimento. As autoridades sanitárias competentes já foram informadas do ocorrido e das medidas de contenção adotadas”, disse a Santa Casa.
Outros dez pacientes do mesmo turno foram testados e apresentaram resultado negativo, mas farão novo teste nesta quarta-feira (17). Todos já estão de quarentena, seguindo os protocolos necessários. Segundo o hospital, o setor foi imediatamente sanitizado pelos colaboradores do setor de limpeza e higienização, sob a orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), diretoria técnica, diretoria clínica e diretoria administrativa.
De acordo com o hospital, o setor de hemodiálise adota medidas específicas de prevenção, seguindo protocolos necessários. “É constantemente exigido dos pacientes renais o uso de máscara e de álcool, além do distanciamento padrão. E durante a pandemia não está sendo admitida a permanência de acompanhantes no setor”, diz a nota do hospital.
Dracena já registrava, até ontem, 3.698 casos positivos de coronavírus foram diagnosticados, com 123 mortes. A prefeitura ainda aguarda os resultados de 27 exames.