


São José do Rio Preto e as cidades da região noroeste paulista enfrentam um cenário meteorológico caracterizado por manhãs amenas, forte elevação das temperaturas ao longo do dia e queda acentuada na umidade relativa do ar. Provocado pela atuação de um sistema de alta pressão que bloqueia a formação de nuvens de chuva, o calor ganha força a partir desta quinta-feira (27), com estimativa de que os termômetros atinjam marcas extremas nos próximos dias.

Em Rio Preto, a máxima prevista para esta quinta-feira é de 31°C, disparando para 37°C na sexta-feira (28) e no sábado (29), com possibilidade de alcançar 38°C no domingo (30). Essa variação expressiva entre a mínima e a máxima no mesmo dia gera uma grande amplitude térmica, registrando oscilações como a prevista para a sexta-feira, que varia entre 17°C e 37°C. O cenário vem acompanhado de um índice ultravioleta de nível 10, considerado muito alto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A rápida elevação da temperatura vem acompanhada do declínio crítico da umidade do ar, que deve cair abaixo dos 20% nos momentos mais quentes do dia. Esse ar extremamente seco aumenta o risco de problemas respiratórios, irritações nos olhos e ressecamento da pele, além de deixar a vegetação vulnerável a incêndios florestais e queimadas em terrenos e margens de rodovias.


Diante das condições adversas, a Defesa Civil recomenda reforçar a ingestão de água, umidificar ambientes internos, usar protetor solar e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre no período da tarde. As autoridades pedem ainda a colaboração da população para evitar a queima de lixo ou o descarte de bitucas de cigarro, prevenindo grandes focos de incêndio na região.







