Uma onça parda passou por um procedimento cirúrgico na manhã desta quarta-feira, dia 27, em um hospital veterinário de Rio Preto.
O animal, que foi atropelado no município de Barretos em novembro, estava se recuperando na quarentena do Bosque Municipal quando veterinários notaram que uma das fraturas não estava se consolidando como era o esperado e foi necessária uma intervenção cirúrgica.
A onça – macho adulto e pesa cerca de 46 quilos – sofreu traumas na região do tórax e fraturas na escápula e cauda. A expectativa era de que os traumas se consolidassem em 40 dias, porém a fratura óssea na escápula não se consolidou e após nova avaliação e exames, recebeu indicação de procedimento para colocação de uma placa de fixação e pinos de aço cirúrgico.
” Essa fratura se estende desde a borda da escapular grave. Neste caso vamos fazer a fixação rígida com placa óssea e redução dos fragmentos articulares para evitar que ela tenha algum comprometimento ariticular e locomotor futuro” explica o veterinário Victor Rossetto.
O procedimento cirúrgico tem como foco a total reabilitação do animal e sua reinserção na natureza. Além desse da onça que passará por cirurgia, o Bosque Zoológico Municipal de Rio Preto abriga atualmente outro felino da mesma espécie, que passou por cirurgia parecida e está em fase final de recuperação.
A onça-parda, do sexo feminino foi encaminhada ao Hospital Veterinário da Unirp pela Polícia Ambiental, em 27 de agosto de 2017, com a idade estimada em 60 dias e com o histórico de ter sido atingida por uma colheitadeira em um canavial no Município de Planalto.