O Serviço de Vigilância em Saúde divulgou no final da tarde de quinta-feira (01/10) os novos números de incidência da gripe “suína” na cidade. Segundo o boletim foram feitos até o dia primeiro de outubro, 39 exames em suspeitos de terem contraído o Influenza “A” (H1N1), dos quais 12 casos foram confirmados, sendo 11 por exame laboratorial (de 6, 8, 9, 10, 11, 13, 19 e 28 anos de idade), e um caso confirmado por vínculo epidemiológico (quando houve contato com um caso positivo dentro do período de transmissão e a vítima apresentou os sintomas da doença), no caso uma mulher de 54 anos de idade.
“Todos já estão de alta hospitalar e passam bem”, garante a responsável do setor, Marli Belucci, que relatou também um surto escolar confirmado e outro sendo investigado (aguardando resultados de exames). Nove pessoas tiveram resultados de exame laboratorial negativado. Atualmente, 10 pessoas estão internadas, sendo duas mulheres, cinco meninos e três meninas, com a síndrome gripal, na Santa Casa de Olímpia, mas “com quadro estável, medicados e aguardando resultado de exame”, tranqüiliza Marli.
Na semana passada o Planeta informou que havia sido confirmado somente mais um caso de gripe “suína” na cidade, completando o quinto caso no mês. Porém, os números divulgados foram do boletim de quarta-feira que, atualizado na sexta-feira de manhã, trouxe outros números. A informação atualizada foi passada à imprensa pela Saúde somente na sexta-feira, quando o jornal já circulava.