Olímpia, juntamente com outros 99 municípios do Estado já fechou participação no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo-Saresp, que é a avaliação de aprendizagem criada pela Secretaria de Estado da Educação, que neste ano resolveu abrir para as prefeituras. Em 2007 somente a rede estadual de Educação participou do Saresp. Além dos 100 municípios, outras 13 escolas privadas aderiram à mais completa avaliação de aprendizagem do Estado.
Prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. A rede e escolas locais que aderiram terão de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.
O Saresp voltou a ser aplicado pelo governo do Estado em 2007, após não acontecer em 2006. Neste ano avaliará, em 25 e 26 de novembro, todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, sempre em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (esta última é novidade – não foi avaliada em 2007). Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.
No 1º dia de avaliação (25 de novembro), será a vez da 2ª série do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, e 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental, e 3ª do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. No segundo dia, serão avaliadas a 2ª série do Ensino Fundamental em Matemática, a 4ª série do Fundamental em Redação, a 6ª e 8ª séries do Fundamental em Ciências e Redação, e a 3ª do Ensino Médio, em Ciências (Física, Química e Biologia) e Redação. A participação das escolas estaduais tem caráter obrigatório.