Mais uma vez, moradores do noroeste paulista ficam com medo de uma possível catástrofe envolvendo trens. Na tarde de sexta-feira (4), parte de uma composição de 80 vagões carregados com grãos descarrilou em Valentim Gentil.
Funcionários da concessionária que administra a ferrovia tiveram bastante trabalho para recolher a carga que ficou espalhada e consertar os trilhos. Do total, 8 vagões que transportavam soja e milho para Santos tombaram. O local é de difícil acesso. Máquinas precisaram abrir buracos para retirar os vagões.
O aposentado Deomar Codignotto mora bem próximo da ferrovia e se preocupa com a situação. É fácil entender a preocupação dos moradores. Pela linha férrea é possível encontrar dormentes podres, parafusos soltos, peças quebradas. Condições que favorecem os acidentes.
E não foi o único acidente no trecho da ferrovia neste ano. Em junho, 6 vagões descarrilaram e um tombou entre Valentim Gentil e Meridiano. Em março, um outro descarrilamento destruiu parte da estação de Meridiano.
A concessionária que administra a linha férrea informou que enviou os funcionários para o local do acidente o mais rápido possível. E que ainda nesta sexta-feira o trecho deve voltar a operar. O Ministério Público Federal ameaça entrar com uma ação civil caso a ferrovia não seja recuperada.