Pelo menos oito pessoas perderam um olho após mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas (RN) no mês passado. A campanha ocorreu no fim de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão e realizou 48 procedimentos no total.
Dos pacientes, 15 tiveram complicações após as cirurgias e apresentaram sintomas de endoftalmite, infecção ocular causada por bactéria. Oito deles tiveram que retirar o globo ocular, quatro fizeram cirurgia de vitrectomia (substituição gel que fica dentro do olho) e os outros três são acompanhados por oftamologistas.
O secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos, afirmou que a pasta abriu um inquérito para apurar o caso e começou a ouvir os envolvidos nesta terça (15). A empresa Oculare Oftamologia Avançada LTDA foi contratada pelo município para realizar o mutirão e seus funcionários devem ser ouvidos nesta quarta (16).
Cerca de 330 procedimentos do tipo foram realizados desde maio de 2022 no município e só foram registrada “complicações” em alguns casos, segundo o secretário. A empresa contratada afirmou que a campanha foi conduzida por “oftalmologista experiente, tendo seguido os protocolos médicos e de segurança exigidos”.