quinta, 6 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Oito leitos de UTI para Covid separam região da fase amarela

Por 8 leitos Oito leitos de UTI separam a DRS de Rio Preto, com 97 municípios, do número mágico que poderá transportá-la na próxima sexta-feira (21) para a fase 3…

Por 8 leitos
Oito leitos de UTI separam a DRS de Rio Preto, com 97 municípios, do número mágico que poderá transportá-la na próxima sexta-feira (21) para a fase 3 (amarela) do Plano SP de flexibilização da economia, o que permitirá reabertura de setores como restaurantes, bares, salões de beleza e academias.

Coincidência
E a região parece caminhar a passos largos no sentido de conseguir a proeza. A ocupação de leitos UTI caiu de 78,6% de terça (18) para 77,6% na última atualização, no final da tarde desta quarta (19). A queda coincide com a confirmação de que pacientes de Rio Preto e região estão sendo encaminhados pelo governo do Estado para cidades de outras Diretorias Regionais de Saúde, onde a ocupação vem se mostrando menos dramática que a da regional de Rio Preto.

Para entender
Para entender este “número mágico”, seguem as contas: a região tem hoje 281 leitos de UTI contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, incluindo Santas Casas, Hospital de Base, Hospital Padre Albino de Catanduva e UPAs, entre outros. Destes, 218 estão com pacientes Covid, o que corresponde ao índice de 77,6% de taxa de ocupação. Para atingir o número que lhe dará o passaporte para a fase amarela, a DRS precisa baixar sua ocupação para o limite de 74,9%, o que corresponde a ter, no máximo, 210 leitos com pacientes.

Possibilidades
Resumindo, a região tem até sexta-feira (21) para “desocupar” oito leitos. Significa, por exemplo, não colocar ninguém no lugar das vagas que surgem diariamente com as altas hospitalares. O que explica a política do Estado de transferir pacientes da DRS de Rio Preto para regionais mais congestionadas. E, se ainda assim ficar muito difícil, um anúncio surpresa de mais 10 UTIs poderia resolver o problema.

Reserva estratégica
Ainda sobre os números de UTIs da região, vale lembrar que 137 dos 281 leitos estão no Hospital de Base de Rio Preto, que não passou mais dos 81% de ocupação desde que recebeu 20 novas vagas. Estas, aliás, viraram uma espécie de “reserva estratégica” para ajudar a região a subir.

Otimismo
O desenho acima explica o otimismo que integrantes da Prefeitura de Rio Preto passaram a demonstrar na última semana diante do anúncio de sexta-feira (21). No entanto, apesar da narrativa em tom animador ser inerente a todo o primeiro escalão do governo Edinho Araújo na esfera pública, no privado há nuances de leitura.

Na bolha política
O pessoal da política, incomodado com o desgaste do governo municipal junto a setores da economia, torce pelo sucesso do “empurrãozinho” que o Estado vem dando para a região avançar. E, diante de uma notícia boa como essa, haveria clima para Edinho colocar de vez o bloco na rua, assumindo a disputa pela reeleição oficialmente.

Cautela
Por outro lado, há quem segue defendendo, nos bastidores, que um avanço “sustentável” seria mais prudente. Ou seja, a cidade deveria se segurar mais 15 dias no laranja e, quando setembro (mês das convenções partidárias) chegar, o amarelo seria assumido com mais segurança. O temor é ir agora para a fase seguinte, quando os números começam a dar sinais de queda, e ocorrer um revertério, com nova curva ascendente da doença.

Xô, vermelho.
O fato é que, depois de semanas a fio batendo na trave diante do risco de uma queda, pela primeira vez, tudo indica, o fantasma do vermelho deixa de assombrar Edinho.

Supermercado liberado
A Prefeitura de Rio Preto reservou esta quarta-feira (19) para investir em uma agenda positiva. Depois de anunciar que as aulas online estão liberadas para os estudantes da rede municipal, o prefeito Edinho Araújo (MDB) divulgou vídeo anunciando a liberação do funcionamento dos supermercados aos sábados e domingos.

Na descendência
A proibição, que já estava em vigor há um mês, incluía o próximo fim de semana. Mas Edinho afirmou que o funcionamento já vale a partir de agora. E isso independentemente da classificação da região de Rio Preto no Plano São Paulo, que será anunciada na sexta-feira (21) pelo governo do Estado. “Estamos numa fase de descendência no número de novos casos. Por isso, decidimos diminuir as restrições neste momento”, afirmou o prefeito.

Meio seca, meio molhada
A Prefeitura também decidiu adotar novas regras para a Lei Seca no município. A partir da próxima sexta-feira (21), está proibida a venda apenas de bebidas alcoólicas geladas das 20h às 6h e de sábado a domingo. Se a bebida não estiver refrigerada, a comercialização está liberada neste período. Nas redes sociais, a nova classificação da Lei Seca causou estranheza – e comentários irônicos – dos internautas. Uma delas é se os fiscais vão medir a temperatura da bebida assim que for adquirida.

Na aba de Vinholi 1
A mudança de endereço da Subsecretaria de Juventude, que saiu da pasta de Esportes e passou a integrar a pasta de Desenvolvimento Regional, oficializada na semana passada pela gestão João Doria (PSDB), se deu de forma despercebida do ponto de vista político. A mexida, porém, é mais um movimento do governador tucano no sentido de fortalecer seu pupilo Marco Vinholi, que também preside o diretório estadual do partido.

Na aba de Vinholi 2
Vinholi é a aposta, e ao mesmo tempo ponta de lança, de Doria no projeto de renovação da militância tucana no Estado. Daí a decisão de colocar esse braço do governo na secretaria do político de Catanduva. Além do mais, a pasta de Esportes foi dada aos Republicanos no acordo eleitoral de 2018, partido que hoje está cada vez mais fechado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com quem o governador de São Paulo pretende disputar o Palácio do Planalto em 2022.

Notícias relacionadas