sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Oficina de Artesanato começa na próxima semana

A Secretaria da Educação e Cultura de Votuporanga inicia, na próxima quinta-feira (16/11), o projeto “Arte para todos”, destinado a jovens de 12 a 16 anos que estejam freqüentando a…

A Secretaria da Educação e Cultura de Votuporanga inicia, na próxima quinta-feira (16/11), o projeto “Arte para todos”, destinado a jovens de 12 a 16 anos que estejam freqüentando a escola. O projeto será desenvolvido em parceria com o artesão João Carlos de Lima Neto e oferecerá um curso de artesanato gratuito durante três meses aos estudantes.

As aulas serão ministradas no Mercadão Popular (Antigo Votushopping), com inscrições limitadas. As matrículas podem ser feitas no local. No total, são 14 vagas, destinadas para duas turmas de sete alunos, uma no período da manhã e outra no período da tarde. O curso vai acontecer toda semana, sempre nas terças, quintas-feiras e aos sábados.

Na oficina, serão produzidos materiais como tapetes, bolsas, porta-moedas, aparador de porta, caminho de mesa e quadros. Para a confecção das peças serão utilizados bambu, e materiais reciclados como retalhos de courvin (doado por fábricas de sofá) e MDF (doado por fábricas de cama). Na oportunidade será ensinada toda a cartilha do artesão que ensina o manuseio correto de ferramentas, formas de pintura, de corte, queima e preparo (no caso do bambu), amarração além de palestras sobre cidadania, comportamento em grupo e religião.

Segundo o coordenador do projeto, o artesão João Carlos de Lima Neto, mesmo com tempo limite de 90 dias para conclusão, o aluno que tiver dificuldades na confecção das peças receberá aulas de reforço. “É normal que algumas pessoas achem algum tipo de problema para produzir. Caso isso aconteça até o final do curso, nós vamos condiciona-lo com aulas, junto com novas turmas”, explica.

A expectativa é que em pouco mais de um mês de oficina, os alunos já poderão organizar uma exposição numa barraca especialmente criada para freqüentadores do curso. A exposição acontecerá junto com a tradicional feira da Avoart (Associação Votuporanguense de Artesões) e a renda com os produtos vendidos será revertida para os próprios alunos.

Notícias relacionadas