Uma obra de manutenção na Estação de Tratamento de Água do rio Guandu deixará 85% da população da cidade do Rio e 70% da Baixada Fluminense sem água na quinta-feira (16). A previsão é de que os reparos sejam feitos das 8h às 20h. Somente no Rio, cerca de 5,2 milhões de clientes da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) serão afetados.
De acordo com a Cedae, a manutenção é feita para evitar perdas principalmente no verão, quando os dias são mais quentes e o consumo de água aumenta significativamente. Durante a paralisação do abastecimento, carros-pipa atenderão hospitais. A Cedae recomenda que a população evite desperdiçar água a partir de quinta-feira já que o abastecimento será normalizado somente após 72 horas da conclusão da manutenção.
Os reparos na rede serão feitos com a instalação de placas de PVC sobre a laje próxima ao difusor de cloro no canal de água filtrada da estação. De acordo com a Cedae, essa instalação vai melhorar a adequação do ponto de aplicação do cloro.
Paralelamente a esta intervenção, 28 frentes de trabalhos realizarão serviços de inspeção, limpeza das unidades de tratamento, vistoria e substituição de tubulações e bombas.