sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Obras da Norte e Sul em Estrela D’ Oeste devem ser concluídas em 2014

Em reunião com a prefeita de Estrela D’Oeste, Cida Gomes, o engenheiro e superintendente de construção da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, Eduardo Werner Hackradt, responsável pela construção Norte-Sul…

Em reunião com a prefeita de Estrela D’Oeste, Cida Gomes, o engenheiro e superintendente de construção da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, Eduardo Werner Hackradt, responsável pela construção Norte-Sul na região, informou que as obras da ferrovia na cidade vizinha de Fernandópolis deverão ser concluídas em junho de 2014.

Segundo Werner, os trabalhos em Estrela deverão ser iniciados em março do próximo ano e para tal, um pátio de intercâmbio deverá ser instalado na cidade.

“De acordo com o projeto executivo, o pátio de intercâmbio será instalado em Estrela D’Oeste, sendo que o processo de desapropriação das áreas onde passará a ferrovia e será instalado o pátio já estão em fase de conclusão”, disse o engenheiro.

Ainda de acordo com o engenheiro, a ferrovia irá gerar de 500 a 600 empregos diretos em Estrela, ainda na fase de construção. “Ao se iniciar as obras dentro do município, será repassado o excesso devido da supervisora que faz o controle da obra, o que traz a previsão de geração de 500 a 600 empregos diretos”, explicou Eduardo Werner.

DO PAPEL PARA O CHÃO

Quando estiver pronta, a linha férrea vai conectar o Noroeste paulista a Belém (PA). Em sentido contrário, em uma etapa seguinte, poderá chegar ao Mercosul. O andamento das obras no trecho que corta a região é o mais adiantado entre os cinco lotes da Extensão Sul da ferrovia e ligeiramente mais avançado em relação ao cronograma geral de todo projeto.

O lote 5 passa por seis cidades, as mineiras União de Minas e Iturama, e as paulistas Fernandópolis, Ouroeste, Guarani d´Oeste e Estrela d´Oeste.

A construção do empreendimento nasceu com o objetivo de baratear o custo do transporte de produtos da região, como grãos, farelo, óleo de soja, fertilizantes, álcool, açúcar, etc.

Notícias relacionadas