A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo lançou, no dia 23 de no-vembro, na Escola Superior de Advocacia – ESA, o Marco Inicial do Programa de Capacitação Digital do Advogado, quando terá início o curso Práticas Processuais por Meio Eletrônico. A 45ª Subseção de Fernandópolis já se prepara para as mudanças digitais.
“Estamos acompanhando o projeto e vamos viabilizar todos os recursos possíveis para a inclusão digital das subseções da região noroeste paulista”, afirma Henri Dias, presidente da OAB Fernandópolis.
De acordo com o presidente da OAB SP, Luíz Flávio Borges D’Urso, a in-clusão digital dos advogados é um projeto mais amplo e envolve outras ações, entre elas viabilizar a aquisição de computadores a preços abaixo dos praticados no mercado, já em negociação pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAASP), assim como de linha de financiamento a juros mais baixos e acesso à Certificação Digital, ferramenta fundamental para o processo digital, que a OAB SP já está disponibilizando enquanto certificadora credenciada.
Um levantamento da OAB SP apontou que 20% dos advogados do Estado não possuem computador.
Uma das propostas viabilizadas pela Ordem é uma parceria por meio da CAASP para facilitar o advogado na compra de computadores com desconto no mercado e acesso a linhas de crédito diferenciadas para adquirir ou atualizar equipamentos de informática.
A segunda etapa da inclusão digital será a Certificação Eletrônica, uma vez que, se a Seccional paulista se tornar certificadora o advogado poderá ter a-cesso à sua assinatura digital e peticionar eletronicamente, agilizando o processo e trazendo economia de tempo e recursos para o cidadão e para os operadores do Direito.
O projeto em andamento está capacitando 300 mil advogados paulistas, ensinando por meio do curso, presencial e tele presencial, como utilizar os recursos tecnológicos no processo digital, com alguns dos melhores professores do pa-ís.
O curso presencial é retransmitido para os 82 núcleos no interior e será dispo-nibilizado na Internet de forma permanente podendo atingir um número imprevisível de advogados.
A OAB SP iniciou a inclusão digital dos seus inscritos, disponibilizando gratuitamente e-mails para os advogados, intimações on-line gratuitas no site e instalando pontos de internet nas mais de mil Casas do Advogado e salas de fó-runs.
“Este avanço tecnológico marca uma nova revolução na advocacia brasileira. Será necessário que todos os advogados se atualizem e mudem seus conceitos. A OAB Fernandópolis dará todo o apoio necessário para que o advogado se adapte e consiga dominar a informática advocatícia”, finaliza Henri.