segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

OAB Fernandópolis e CIEE firmam parceria

A OAB Fernandópolis e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) firmaram, no dia 28 de abril, parceria para criar oportunidades de estágios aos jovens estudantes de Direito de Fernandópolis. O…

A OAB Fernandópolis e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) firmaram, no dia 28 de abril, parceria para criar oportunidades de estágios aos jovens estudantes de Direito de Fernandópolis. O acordo foi assinado durante uma reunião entre o Supervisor Regional do CIEE, Nei Godoy, e o presidente da Subseção de Fernandópolis, Henri Dias.

A parceria possibilitará que os advogados inscritos na Subseção contratem estagiários e contribuam para a formação de futuros profissionais, pois o acordo objetiva o aprendizado prático-profissional em situações reais de trabalho. “A chamada Nova Lei do Estágio permite que profissionais liberais contratem estagiários, o que abre um grande campo de atuação para jovens de diversas carreiras”, afirma Godoy.

Fundado há 46 anos, o CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho por meio de programas de estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

De acordo com Nei Godoy, todo profissional liberal e ou empresário que contrata um estagiário está desenvolvendo um importante papel social, pois é através dessa oportunidade que os estudantes conhecem de fato a profissão. “O estágio não beneficia apenas os acadêmicos: ele é uma via de mão-dupla que, além de proporcionar ao estudante a visão geral da carreira que optou seguir, permite que empresas e instituições possam contar com jovens produtivos cuja atividade contribui para o trabalho de todo o grupo”, argumenta. “E diversas pesquisas in loco nas empresas, além de depoimentos, provam que o estagiário melhora a produtividade e o ambiente nessas empresas e instituições”, completa.

Para o presidente da OAB Fernandópolis, Henri Dias, a integração da Ordem com o convênio CIEE tem como finalidade abrir perspectivas futuras e oportunidades para os estudantes, além de interagir com a sociedade e com a classe dos advogados. “O objetivo é dar apoio e orientação à juventude universitária, uma vez que o CIEE atende dois aspectos que é ajudar a escola a transformar teoria em fatos concretos, com a prática do aluno, e pelo aspecto social, ao garantir aos estagiários uma bolsa-auxílio e outros benefícios, como ticket alimentação e de transporte, viabilizando uma justiça social”, ponderou Henri.

Oportunidade de aprendizado

O trabalho do CIEE não fica apenas na esfera do estágio. Há também dezenas de oportunidades para o aprendizado. São workshops, oficinas, palestras, feiras, concursos, cursos – inclusive à distância – e muito mais ferramentas que agregam conhecimento ao estudante interessado. Para o jovem estudante o estágio é sinônimo de capacitação profissional. Uma pesquisa realizada pela Intersciense, uma das mais importantes empresas do setor, mostrou a eficácia do estágio para o aproveitamento escolar e para vida profissional de ex-estagiários. Os dados da pesquisa são surpreendentes: mais da metade, 64% dos estagiários, foi efetivada em regime de CLT. Destes, 15% receberam melhores ofertas de trabalho depois do fim do período de estágio. Segundo os entrevistados, o Programa de Estágio do CIEE abriu as portas para o primeiro emprego, aliou a prática na empresa com a teoria da escola e melhorou a vida pessoal dos estudantes.

Notícias relacionadas