sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

OAB cancela exame por suspeita de fraude

O 134º exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que seria realizado no último domingo foi cancelado. O motivo da anulação da prova fundamentou-se na denúncia de vazamento de…

O 134º exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que seria realizado no último domingo foi cancelado. O motivo da anulação da prova fundamentou-se na denúncia de vazamento de informações da prova para um cursinho de Direito.

A presidência da OAB estadual não divulgou o nome do curso que teria tido acesso a parte do conteúdo da prova com 100 questões.

De Catanduva, pelo menos 50 bacharéis em Direito prestariam o exame em São José do Rio Preto, região da qual Catanduva faz parte.

A suspensão da prova de domingo, primeira fase do Exame, acarretará também na suspensão da prova da segunda etapa programada para o dia 28 de janeiro. Ainda não há previsão sobre a nova data das provas.

O Notícia da Manhã entrevistou o professor- doutor e livre-docente Alysson Leandro Mascaro, jurista e membro da Comissão do Ensino Jurídico da OAB paulista, composta por 16 juristas de renome nacional e que responde pelas questões relacionadas ao ensino, aprovação e reconhecimento de faculdades de Direito, sobre o cancelamento do exame por suspeita de fraude.

NM – Quais as providências adotadas pela OAB após a denúncia de fraude no Exame 134?
Mascaro – Após os indícios de fraude que foram diretamente apontados ao presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, doutor Luís Flávio Borges D’Urso, a OAB estadual decidiu por bem anular a prova de domingo. Por essa razão, nova data será marcada.

NM – Como avalia a possibilidade de fraude no Exame?
Mascaro – Ainda não está confirmada a fraude. Até o momento há somente indícios, e a OAB já está tomando todas as medidas possíveis para essa investigação, inclusive junto à esfera criminal. Posso dizer que conheço pessoalmente os responsáveis gerais pela confecção das provas e sei da extrema responsabilidade que lhes é característica. Esse fato infeliz deverá ser bem esclarecido.

NM – Como ficarão os inscritos para esse Exame que foi cancelado?
Mascaro – Ninguém sofrerá prejuízo. Todos os inscritos farão novas provas normalmente. Infelizmente, muitos se concentraram nos dias anteriores à prova, e precisarão novamente fazer uma concentração dos estudos.

NM – Quais suas idéias para combater possíveis fraudes?
Mascaro – Já há uma movimentação de juristas no sentido de unificar as provas da OAB em todo o Brasil. Esse movimento tem ganhado força e, atualmente, já conseguiu fazer com que todas as unidades da federação, à exceção de São Paulo e Minas Gerais, façam prova unificada. Há razões positivas e negativas que devem ser ponderadas.

Notícias relacionadas