O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram recentemente uma parceria para divulgar o folheto “O seu Município em Números 2016”, que já está sendo distribuído no país. As informações disponíveis em papel, e em meio digital, trazem dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Foram impressos pelo IBGE cerca de 1,1 milhão de folhetos informativos. Eles estão sendo distribuídos em todo o território nacional, por meio da rede de 584 agências do Instituto. E entregues aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil.
O objetivo do material, feito especificamente para cada município brasileiro, é subsidiar eleitores e candidatos sobre a realidade socioeconômica de cada cidade, para permitir que as soluções mais compatíveis com eventuais problemas enfrentados pelo município sejam debatidas e avaliadas no momento do voto.
Contribuição do TSE na divulgação
Juntamente com os dados de todos os candidatos às eleições municipais de 2016, que solicitaram registro à Justiça Eleitoral, também estão disponíveis desde agosto no sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (DivulgaCandContas) do TSE informações detalhadas de todos os municípios brasileiros onde haverá eleição no próximo dia 2 de outubro, em primeiro turno, no sentido de viabilizar a parceria com o IBGE para a divulgação desses dados.
Além disso, as informações sobre os municípios estão acessíveis para consulta e download no canal Cidades@, do IBGE, que também está ligado ao sistema DivulgaCandContas. E ainda: versões digitais do material serão enviadas, por e-mail, a todos os candidatos da base de dados do TSE.
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e o presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, fizeram o lançamento do folheto “O seu Município em Números 2016” em cerimônia realizada no dia 1º de setembro no Gabinete da Presidência da Corte Eleitoral.