sábado, 22 de março de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

O que é infecção polimicrobiana, problema que afeta o papa Francisco

O Vaticano informou nesta segunda-feira (17) que o papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, classificada como um quadro clínico “complexo”. O pontífice, internado desde sexta-feira (14)…

O Vaticano informou nesta segunda-feira (17) que o papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, classificada como um quadro clínico “complexo”. O pontífice, internado desde sexta-feira (14) no Hospital Gemelli, em Roma, teve seu tratamento alterado após novos exames, e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo necessário para sua recuperação.

Segundo o boletim médico, a infecção é uma evolução do quadro de bronquite anunciado anteriormente, considerado “potencialmente grave” devido à idade avançada e ao histórico de problemas pulmonares do papa. Ao G1, Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), explicou que infecções virais em idosos podem abrir portas para contaminações bacterianas, agravando o quadro.

“Esse quadro é tão grave quanto uma pneumonia”, afirmou Dalcolmo, ressaltando que as bactérias atingem os brônquios, e não os pulmões. Especialistas reforçam a importância da prevenção, especialmente para portadores de doenças respiratórias. Vacinas contra influenza, pneumonia, Covid e VSR são essenciais, além de manter uma boa saúde com alimentação adequada e atividade física.

“Temos a possibilidade de aumentar a prevenção, principalmente em crianças e idosos”, destacou Marcelo Rabahi, pneumologista do Hospital Albert Einstein.

Notícias relacionadas