VOCÊ já teve a curiosidade de ver as fotos antigas de Fernandópolis, famílias pioneiras, de como eram a cultura e costumes que marcaram aquela época? Como eram as ruas, comércios, etc.
Eu já vi em alguns documentários, jornais a foto de famílias reunidas na praça, passeando de mãos dadas, quando na minha infância tinha o supermercado Pastorinho e Lusitana, rs! Talvez você se recorde.
Ao ver as fotografias fiquei a pensar: quem são essas pessoas? Moravam onde? Eram ricas ou pobres? Por onde andam seus descendentes?
Então uma inquietação tomou conta do meu coração.
Aquela fotografia um dia foi valorizada e talvez exposta na sala de visita da casa.
A minha reflexão se tornou mais intensa e fiquei a pensar: talvez, daqui alguns anos, uma daquelas fotos pode ser da minha família ou da sua nas mãos de alguém que comprou uma revista ou um jornal na banca da praça, ou estarão penduradas na parede da casa de um familiar.
Então, cheguei a conclusão que o importante é o que fazemos hoje com nossa família.
As fotografias são importantes porque marcam a história de uma família, mas o mais importante é o que fazemos com nossa família hoje.
Como tem sido o relacionamento com o nosso cônjuge hoje? Temos valorizado o tempo que passamos juntos com nossos familiares? Temos brincado com nossos netos? Nossos pais tem recebido nossa atenção e carinho? Tem havido dedicação de tempo aos nossos filhos?
Às vezes, nosso foco tem se voltado para tantas outras coisas que nos esquecemos que o mais importante é o nosso relacionamento com as pessoas mais próximas, que é a nossa família, e também nossos amigos.
Quando nosso foco não está na família e nos amigos corremos o risco de chegar ao final da vida e perceber que “colocamos a escada na parede errada”.
Alguém já disse que ninguém chega ao final da vida com o desejo de ter trabalhado mais, dedicado mais tempo à empresa.
Gosto muito do texto bíblico que narra a visita de Jesus em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro.
Enquanto Marta estava preocupada em trabalhar, Maria priorizou o estar com Jesus.
E por esta atitude, foi elogiada pelo Mestre (João 12.1-8).
Viver em família é priorizar mais os relacionamentos, o estar juntos.
Um dia, eu e você e nossos familiares não vão mais estar aqui. Talvez só fotografias.
Que as fotografias que tiramos hoje sejam desses momentos alegres, felizes e ternos que Deus tem nos dado de estar com nossa família.
Meditação Bíblica: Salmos 128:1. Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.2. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.3. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.4. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.5. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,6. e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel (e também sobre nossa cidade, nossa Nação).”
Deus abençoe