Os núcleos setoriais do Programa Empreender da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), o NURA (Núcleo de Reparadores Automotivos) e o GETEF (Grupo de Empresas de Tecnologia de Fernandópolis) receberam na última semana a avaliação das ações nos projetos em andamento do Empreender Competitivo.
A avaliação foi realizada através da visita do consultor regional da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) Carlos Alberto Dezan e do consultor da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) Rodrigo Carrijo.
O Empreender Competitivo é um projeto em parceria com o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a CACB que promove condições favoráveis para o aumento da competitividade entre as empresas oferecendo apoio aos empresários para a realização de novas parcerias e fortalecer os diferentes segmentos empresariais.
Em Fernandópolis, o setor automotivo e tecnológico foram contemplados com a aprovação dos projetos em andamento para a execução e o desenvolvimento das ações dos núcleos.
Algumas ações avaliadas foram: consultoria financeira, gestão e monitoramento, programa de certificação, plano de marketing integrado, fortalecimento da cultura associativista, gestão ambiental, programa de formação e qualificação de mão de obra, entre outros aplicativos que contribuem para uma melhor adequação e gestão empresarial. Atualmente, cerca de 34 empresas integram os núcleos setoriais da ACIF.
Para Ana Carolina Cestari, gestora do Empreender Competitivo da ACIF, é gratificante acompanhar o crescimento das empresas integrantes dos núcleos.
“Estamos trabalhando há um ano com as ações propostas e já obtivemos resultados positivos através destes dois projetos que tem a duração de dois anos.
A avaliação satisfatória nos deixou com grandes expectativas de serem aprovados novos projetos, inclusive para outros segmentos de empresas de Fernandópolis”, disse a Ana Carolina.
De acordo com Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, a análise dos consultores complementa todo o trabalho que é desenvolvido pelo Empreender da ACIF há alguns anos.
“A avaliação do projeto é muito importante, pois é uma maneira de verificar se as ações estão sendo aplicadas com direcionamento para obter o principal objetivo que é o desenvolvimento das empresas participantes”, conclui Carlos.