Os representantes da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) participaram entre os dias 27 e 29 de outubro do 11º Congresso da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) em Águas de Lindóia.
Estiveram presentes, Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, Geraldo Pedro Paschoalini, gerente administrativo da ACIF, Ana Carolina Cestari, gestora do Projeto Empreender Competitivo, Stanley Vinicius de Oliveira, coordenador do GETEF (Grupo de Empresas de Tecnologia de Fernandópolis), Alessandro Silva Comino, coordenador do NURA (Núcleo de Reparadores Automotivos de Fernandópolis) e empresários de Fernandópolis integrantes dos núcleos da ACIF.
Com o tema “Excelência e Integração”, o congresso reuniu empresários, presidentes das Associações Comerciais e gestores do Programa Empreender da CACB (Confederação das Associações Comerciais) de nove países, com delegações do Brasil, Alemanha, Bolívia, Colômbia, Filipinas, Honduras, Moçambique, Paquistão e Timor Leste.
Durante o congresso, foram debatidos temas sobre gestão de projetos, formação dos consultores, atividades nas associações com os núcleos setoriais, sustentabilidade, redes de atividade e arranjos produtivos locais.
Além de apresentar novidades do setor aos empresários, as palestras tiveram como objetivo estimular o empreendedorismo e mostrar a importância do desenvolvimento das empresas na sociedade entre os países representados.
Para Stanley Oliveira, coordenador do GETEF, a participação no congresso foi muito importante.
“Além da troca de experiências com outros grupos, vimos que o Projeto Empreender, na qual o nosso núcleo integra, realmente dá bons frutos. Tivemos a grata satisfação de assistir a apresentação de grupos de outros Estados mostrando os resultados positivos alcançados por eles dentro do projeto”, ressalta Stanley.
De acordo com Juan Cleber Geovanini, integrante do NURA, que também esteve presente no evento, conhecer os trabalhos de outros parceiros é fundamental para o crescimento empresarial.
“Pudemos ver ótimos projetos do empreender que deram certo. Isso confirma ainda mais que a união de nós empresários é o melhor caminho para o desenvolvimento empresarial. As palestras nos favoreceu tanto para o enriquecimento profissional, quanto a maneira de atender nossos clientes”, disse Juan.