Para inibir o excesso de velocidade nas vias de acesso à Zona Norte, a Prefeitura de Votuporanga instalou dois radares fixos que já estão em funcionamento nas avenidas Brasil, próximo ao cruzamento com a marginal José Marão Filho, e na Emílio Arroyo Hernandes, perto da marginal Nasser Marão, locais escolhidos após estudos da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança.
Os aparelhos foram aferidos nesta quarta-feira (11/5), por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM/SP). Além de coibir o excesso de velocidade, os radares também fazem a contagem de fluxo de veículos, importante indicador para traçar ações estratégicas de melhorias no trânsito local. A velocidade máxima permitida nas duas vias é de 50 quilômetros/hora.
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Flávio Augusto Piacenti Junior, destacou que as avenidas são muito movimentadas e com registro de grande número de infrações. “No dia da instalação, foi constatado excesso de velocidade por dezenas de veículos. Notamos que próximo à transição do sinal vermelho do semáforo, o motorista acelera, cometendo abusos e aumentando ainda mais o risco de acidentes”, disse.
Os dados comprovam que os radares têm inibido excesso de velocidade. De acordo com os números da pasta municipal, o mês passado contabilizou queda de 18% de autuações em comparação com abril do ano passado. “Em abril deste ano, registramos 432 multas relacionadas ao radar. No mês de 2015, foram 529”, comentou.
A redução também ocorre no comparativo do trimestre. “No total, foram 1492 autuações de radares. Já na comparação, 1245, o que equivale a 16% a menos”, complementou.
Atualmente, Votuporanga possui 13 pontos de radares fixos e um equipamento móvel. São eles: Ruas das Américas; Bahia; Minas Gerais; Tibagi e Avenidas João Gonçalves Leite; Antonio Augusto Paes; Jerônimo Figueira da Costa; Emílio Arroyo Hernandes; Wilson de Souza Foz; República do Líbano e Brasil.