Tomou posse nesta segunda-feira, 23 de janeiro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, novo superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, na sede da instituição com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, diversas autoridades e servidores.
Ex-presidente do Inmetro, Guerson é engenheiro de Fortificação e Construção, Mestre em Engenharia de Transportes, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia, e pós graduado em Governança Corporativa pela FGV. Possui experiência com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica e administração pública.
Durante o evento, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, enfatizou a importância do Ipem-SP para a população, inclusive, a indústria. “A vinda do Marcos ao Ipem-SP e à São Paulo irá ajudar a melhorar ainda mais a instituição elevando o padrão da instituição”, disse Fábio Prieto.
Para o novo superintendente, “é uma honra trabalhar no Ipem-SP devido a sua longa história na metrologia, são 55 anos, inclusive a instituição nasceu antes que o Inmetro”.
Em seu discurso abordou a importância da metrologia e da autarquia para a sociedade. “Estamos num momento de transformação e precisamos estar atentos com a revolução tecnológica no mundo, que envolve os instrumentos de medida sendo a metrologia o primeiro pilar da qualidade e, consequentemente no Ipem-SP. Teremos um grande e importante desafio”, disse Guerson.
O novo superintendente
Nascido em Cruzeiro do Sul, no Acre, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior possui experiência com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica e administração pública. É engenheiro de Fortificação e Construção, Mestre em Engenharia de Transportes, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia, e pós graduado em Governança Corporativa pela FGV.
Foi presidente do Inmetro no período de 2020 a 2022. Em 2020 esteve como diretor do Departamento de Determinantes Ambientais na Secretaria Especial de Saúde Indígena, MS. Gestão de obras de saneamento.
Em 2019 foi diretor de Política Regulatória na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, MEC. Responsável por formulação de marco regulatório e certificação CEBAS.
Foi chefe da Comissão de Obras da 1ª Região Militar, no período de 2017 a 2018, sendo responsável pelo planejamento, contratação e execução de obras de engenharia no âmbito dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
De 2014 a 2015 foi coordenador no curso da Escola de Estado Maior do Exército, ECEME. Também esteve na coordenação do curso de direção para engenheiros militares, com o foco na governança em Ciência e Tecnologia. Em 2013 foi pesquisador convidado no Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, Vicksburg, Mississippi. Pesquisas nas áreas de pavimentação e solos.
De 2008 a 2012 foi analista e chefe da seção de controle de obras e estatísticas da Diretoria de Obras Militares do Exército, responsável pelo acompanhamento de obras de engenharia em todo território nacional.