O novo passaporte brasileiro, que até o final de 2007 será emitido em todo o território nacional, custará bem mais do que o atual. Segundo valores divulgados nesta quarta-feira pelo chefe da Divisão de Passaporte da Polícia Federal, Roberto Galloro, o documento passará de R$ 89,61 para R$ 156,07.
Ele explicou que a taxa terá de ser adequada para custear o programa de modernização dos aeroportos, portos e pontos de fronteiras terrestres.
O novo passaporte, mais seguro e mais moderno, foi oficialmente lançado nesta quarta-feira em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília. Desde segunda-feira o documento já é emitido nos postos da Polícia Federal em Brasília e Goiânia. Em São Paulo, deve ser disponibilizado a partir de fevereiro de 2007.
O passaporte antigo poderá ser usado até o final de sua data de validade. Depois, terá de ser substituído pelo novo.
Para solicitá-lo, o interessado deve acessar a página da Polícia Federal na internet (www.dpf.gov.br) e preencher uma guia. Em seguida, deve comparecer a uma unidade da PF para coleta de impressão, foto e assinatura digitais. Os dados serão encaminhados à Casa da Moeda do Brasil, que confeccionará o documento num prazo de até seis dias úteis.