Guardas acionaram o Corpo de Bombeiros na noite deste sábado, 10, após visualizarem um incêndio pelas câmeras da Central de Videomonitoramento da GCM, em uma área de mato do distrito industrial, que faz divisa com a Floresta Estadual, na entrada do antigo IPA.
O princípio de incêndio foi identificado pela Guarda, às 22h40. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas por volta da 1h. A área continuou sendo monitorada pelos guardas e, pelas 4h, foi visualizado que as chamas voltaram, sendo controlas, às 8h30 deste domingo.
A ação rápida das equipes evitou que fagulhas fossem levadas pelo vento para a área de preservação ambiental da Floresta Estadual.
A GCM precisou interditar o Anel Viário, impedindo o trânsito de veículos, para a segurança dos motoristas, já que a fumaça impedia uma boa visualização da via.
A brigada de incêndio formada pela GCM, Defesa Civil, Polícia Ambiental e Bombeiros, esteve no local para avaliar a situação. O Corpo de Bombeiros e a GCM irão atrás de imagens das câmeras de empresas também para ver se identificam o incendiário.
A região do IPA foi devastada por incêndio em setembro do ano passado. Mais da metade da área foi atingida. Houve replantio de mudas e, desde então, a Prefeitura reforçou o monitoramento por câmeras.