Todo mundo sabe que o sono é importante para os adolescentes, mas um novo estudo afirma que garantir que eles durmam o suficiente exigiria um início mais tardio do dia escolar para quem entra na escola pela manhã.
Por conta dos avanços que acontecem naturalmente no relógio biológico durante a puberdade, torna-se extremamente difícil para a maioria dos adolescentes adormecer antes das 23 horas, segundo o estudo.
Entrar na escola cedo, afirmam os pesquisadores, é algo que priva os adolescentes de seu sono, deixando-os mal-humorados e preguiçosos, o que leva a notas baixas e problemas de saúde.
O jornal cita inúmeros exemplos, incluindo a Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, que implantou uma hora de início das atividades mais tarde, o que resultou em notas melhores.
“Nossa capacidade de funcionar em condições otimizadas [e de aprender] varia com o relógio biológico, e não com os horários sociais convencionais”, explicam os pesquisadores. Durante a adolescência, o relógio biológico está praticamente em guerra com o horário da maioria da sociedade.
Os pesquisadores esperam que os educadores entendam que o ritmo circadiano exclusivo dos adolescentes é o motivo de eles ficarem na cama até mais tarde – e não simplesmente a preguiça – e também que um início mais tardio do dia letivo pode ser a única maneira de combater a privação de sono crônica.
O artigo foi publicado no periódico Learning, Media and Technology.