Um novo aparelho para tomografia computadorizada tem beneficiado os pacientes da Santa Casa de Fernandópolis.
Conquistado por meio de emendas parlamentares federais, o tomógrafo faz parte de um projeto de renovação tecnológica do Hospital.
Fabricado pela GE Brasil, o equipamento já está em operação e possibilita maior versatilidade de diagnóstico. Com potência de 24 Kw e uma série de inovações tecnológicas, possui recursos avançados para proporcionar exames mais nítidos e maior confiabilidade clínica.
“Este novo dispositivo permite que sejam realizados 16 cortes de imagem a cada segundo, possibilita a obtenção de imagens de alta qualidade com exposição à radiação por menos tempo. Por exemplo, um exame de crânio que levava de 15 a 20 minutos, agora menos de 5 minutos”, explica o Chefe da Radiologia, o médico José Carlos Zocca Neto.
Pensado no conforto e na facilidade de operação, o aparelho tem capacidade para receber pacientes de até 180 kg, possui um Sistema autoexplicativo e protocolos pré-programados. Sua interface visual também permite que alterações de parâmetros de exames possam ser realizadas de modo fácil e rápido.
“Nosso setor de Radiologia passa por uma grande renovação. Com o apoio dos deputados federais que acreditam em nosso trabalho, conseguimos aperfeiçoar mais 75% de todo o setor. São novos equipamentos para a captura de exames de Raio X, revelação e agora este novo dispositivo de tomografia, que traz maior qualidade aos pacientes da Santa Casa de Fernandópolis”, destacou a provedora Dra. Sandra Regina de Godoy.
INOVAÇÃO
A renovação tecnológica do Setor de Radiologia da Santa Casa de Fernandópolis teve início em dezembro de 2014, com a aquisição de um aparelho para radiografia computadorizada (CR). Apesar do princípio de incêndio, ocorrido em janeiro deste ano, a liberação do seguro possibilitou a recuperação de toda a estrutura física e tecnológica.
Agora, a liberação de emendas parlamentares destinadas em 2011 e 2014 estão possibilitando a troca de dispositivos que estavam em uso há mais de 25 anos. A Santa Casa recebeu uma emenda parlamentar destinada especificamente para a compra do equipamento, no valor R$ 819 mil. Além deste, um novo aparelho de Raio X fixo também entrou funcionamento. Para a compra destes dois dispositivos foram investidos R$ 950 mil reais de verbas federais indicadas, em 2014, pelos então deputados Walter Feldman, Eleuses Paiva, João Dado, Paulo Maluf, além do apoio do deputado Fausto Pinato, que colaborou para a efetiva liberação da emenda.
TOMOGRAFIA
A tomografia computadorizada é um exame de imagens realizado por meio de raios X, que tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais.
O equipamento registra várias imagens, que passam pelo processamento de um computador, fornecendo imagens em definição muito melhor do que a do simples raio X, conseguindo então detectar quaisquer alterações que venham a prejudicar ossos, órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo, por mais pequenas que elas sejam.