terça-feira, 15 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Novo conselheiro assume presidência

O conselheiro Thiago Augusto Francisco assumiu, na manhã de ontem, a presidência do Conselho Tutelar de Votuporanga, antes dirigido pelo conselheiro Valdecir Gomes Lio. Escolhidos por meio de uma eleição…

O conselheiro Thiago Augusto Francisco assumiu, na manhã de ontem, a presidência do Conselho Tutelar de Votuporanga, antes dirigido pelo conselheiro Valdecir Gomes Lio. Escolhidos por meio de uma eleição direta e livre, os cinco conselheiros dividem entre si a gestão de três anos. Cada um deles preside o órgão por cerca de sete meses, quando passam o cargo adiante.
O primeiro presidente da atual gestão foi o conselheiro Emerson Pereira, seguido por Alcir Camargo Flávio e Valdecir Gomes Lio. O atual presidente, Thiago Augusto Francisco, responderá pelo Conselho até o dia 19 de fevereiro. Na ocasião, quem recebe a presidência, é o conselheiro Douglas Lisboa, que segue no cargo até agosto, mês em que serão eleitos novos conselheiros.
De acordo com Lio, os conselheiros podem exercer sua função por duas gestões, caso sejam reeleitos; ou seja, por no máximo seis anos. Com exceção dele, que já passou por seu segundo mandato, todos os outros conselheiros podem continuar no cargo, se forem eleitos pela comunidade novamente.
Os conselheiros também destacaram que um dos principais trabalhos do órgão tem sido a conscientização das pessoas em relação a atividades desempenhadas por eles. “Nós cuidamos da criança e do adolescente vítima de uma circunstância, não do menor infrator”, destacou Lio.
“Os responsáveis pelo menor infrator são os pais, quando a família não é encontrada, aí sim o conselho tutelará a criança ou o adolescente em uma delegacia”, explicou.
O novo presidente, ainda afirmou que dará continuidade aos trabalhos que vêm sendo realizado pelo Conselho nas escolas da cidade, em busca de orientar e informar os diretores e professores sobre as responsabilidades do órgão.
“A nossa intenção é desmistificar a idéia de que o Conselho protege bandido ou prejudica a criança o adolescente”, finalizou Lio. Os conselheiros também ressaltaram que a conquista da nova sede foi muito importante para o andamento dos trabalhos deles e se colocaram à disposição da população, através do telefone 3422-2288. O novo prédio do órgão está localizado na Rua Pará, 3.071, Centro. (Colaborou Leliane Petrocelli)

Notícias relacionadas