domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Novembro Negro” comemora o Dia da Consciência Negra em Fernandópolis

Mais de 1.000 municípios brasileiros celebram hoje o Dia da Consciência Negra, data que lembra a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, ocorrida em 1695, comemorada nacionalmente desde…

Mais de 1.000 municípios brasileiros celebram hoje o Dia da Consciência Negra, data que lembra a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, ocorrida em 1695, comemorada nacionalmente desde 1978, mas apenas a partir de 1995 algumas prefeituras vêm instituindo feriado nesse dia.

Somente no Estado de São Paulo, mais de 150 municípios comemoram o Dia da Consciência Negra como feriado, incluindo a capital.

Em Fernandópolis, embora parte da população seja formada por negros e mestiços, não foi instituído feriado neste dia, porém hoje, de acordo com uma lei aprovada pela Câmara Municipal em 2012, foi decretado ponto facultativo e todas as repartições públicas municipais, incluindo escolas, estão fechadas em comemoração a data.

Já as escolas da rede estadual atuarão de acordo com o calendário elaborado no início do ano letivo, onde cada instituição estabelece suas datas. Desta forma, algumas também paralisam hoje suas atividades.

Programação

Com o título “Novembro Negro – A África que existe entre nós”, o dia da Consciência Negra será lembrado no município hoje e amanhã.

A programação das ações memorativas foi organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, com o objetivo de ampliar as discussões sobre os temas raciais, visando a expansão dos direitos conquistados pela comunidade afro-brasileira nos últimos anos.

Nesta noite, logo mais às 19h30, o evento acontece nas dependências da Câmara Municipal, com a presença de diversas autoridades e a palestra “Genocídio da juventude negra e as perspectivas da população negra”, que será ministrada pela Mestre em História pela PUC/SP – Eliane da Silva. Como encerramento, também haverá uma apresentação cultural que retrata a importância da data.

Já amanhã, dia 21, a partir das 20h, as comemorações acontecem na Praça São Bernardo, com o grupo “As Valquírias Dança e Percussão Afro Brasileira” (Ponto de Cultura de São José do Rio Preto). Os eventos são abertos ao público.

Notícias relacionadas