sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Novas amostras de água da represa devem sair em dois dias

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto e a Cetesb fizeram na manhã desta segunda-feira (16/10) uma nova coleta de água da represa 01, próximo ao…

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto e a Cetesb fizeram na manhã desta segunda-feira (16/10) uma nova coleta de água da represa 01, próximo ao vertedouro do Palácio das Águas. As amostras foram enviadas para São Paulo, onde serão analisadas nos laboratórios da Cetesb. O resultado final deve sair em dois dias. A captação de água da represa central está suspensa há dez dias, desde o despejo acidental de óleo diesel.

O Semae só retomará a captação quando não houver mais qualquer vestígio de produto químico na água. Esse laudo final será dado pela Cetesb e ainda não há um prazo para isso. O abastecimento de água em Rio Preto continua sendo feito em sistema de rodízio. Durante o dia, setores da cidade ficam de quatro a seis horas sem receber água da rua. As casas com boa reservação não sofrem desabastecimento.

Os técnicos do Semae tomaram uma série de providências para diminuir o impacto no abastecimento. Todas as interligações entre grandes sistemas abastecedores estão acionadas; o volume de água captado na represa do Dahma (onde a poluição não chegou) foi aumentado; e os principais poços dos sistemas Bauru e Guarani estão funcionando ininterruptamente. O esquema será mantido até a liberação da coleta de água na represa 01.

Notícias relacionadas