sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Nova Rua Amazonas recebe asfalto final nesta quinta e sexta-feira

A nova Rua Amazonas está muito próxima de ser finalizada, mas, quem passa pelo trecho que está sendo revitalizado já pode notar muitas características do projeto como, por exemplo, as…

A nova Rua Amazonas está muito próxima de ser finalizada, mas, quem passa pelo trecho que está sendo revitalizado já pode notar muitas características do projeto como, por exemplo, as rampas de acessibilidade com corrimão, os bancos, as floreiras, as Washingtonias Filiferas (“palmeiras de saia”) plantadas ao longo do trecho e, uma das mudanças que mais chama a atenção, o sistema de iluminação sem qualquer fiação aérea, o que deu ainda mais notoriedade ao comércio e que melhorou significativamente o aspecto estético da rua.

Como uma das últimas ações a ser feita, a capa asfáltica final será colocada nesta quinta-feira (23/6), feriado de Corpus Christi, no trecho que segue da rua Itacolomi até a Alagoas, para não interferir na procissão que será realizada pelos fiéis da Igreja Matriz. Na sexta-feira o serviço será concluído no trecho restante, da Alagoas até a Ceará. O diretor de Obras da Prefeitura de Votuporanga, Josneimar Freitas, informou que no sábado todo o trecho já estará liberado para o tráfego de veículos.

Freitas afirmou ainda que até a próxima semana outros detalhes finais serão concluídos, bem como a pintura de solo, paisagismo e sinalização de trânsito. A previsão é que a Nova Rua Amazonas seja inaugurada no mês de julho.

Obra

Em recente visita ao local o prefeito Junior Marão reafirmou o pedido de desculpas pelos transtornos causados pela obra. “No início, identificamos ligações irregulares, encanamentos antigos, tubulações entupidas ou danificadas, tudo encravado no chão, longe da vista, mas cujos efeitos futuros seriam mais catastróficos se fossem ignorados. Não atiramos a poeira para baixo do tapete, decidimos fazer a obra, mesmo sabendo do transtorno provisório que ocasionaria”, afirmou.

A obra foi iniciada em maio do ano passado. Inicialmente, os serviços foram executados após o horário comercial e à noite, porém, não foi possível manter essa medida, pois, na época, registrou-se, em todo o país, um dos períodos mais chuvosos da história, gerando contratempos imprevisíveis. Além disso, a revitalização envolveu várias frentes de trabalho, entre elas as concessionárias, Telefônica, Elektro e Embratel, cujos cronogramas eram diferentes. “Mesmo assim, os obstáculos foram vencidos e, em breve, os resultados poderão ser devidamente apresentados e, com certeza, aprovados pela população”, disse o prefeito.

O projeto foi feito com base no Manual de Acessibilidade, visando melhorar o tráfego de pessoas pela rua Amazonas, como foi feito na Oscar Freire, em São Paulo. Além disso, a instalação dos conjuntos semafóricos no sistema “onda verde” com contagem regressiva também contribuiu para o tráfego de veículos.

“A ideia é fazer da Nova Rua Amazonas mais do que um centro comercial, é fazer dela um cartão postal da cidade. Tenho certeza que o resultado agradará toda população e comerciantes”, finalizou o prefeito.

Notícias relacionadas