Comunicação – A nova emissora, que operará na freqüência 95,9 MHz, terá uma potência de 1000 watts, quantidade suficiente para transmitir o sinal para as cidades circunvizinhas
A nova rádio de Ilha Solteira já está pronta para entrar no ar. Os estúdios, localizados na Alameda Maranhão, foram finalizados na última quarta-feira (23). A expectativa é que a emissora entre o ar em caráter experimental já na próxima semana.
Apesar de pronta, o proprietário da emissora, o empresário José Carlos Hernandes, da cidade de Araçatuba, ainda não definiu qual a programação que será retransmitida. Mas é grande a possibilidade da rádio retransmitir a programação da Band FM.
Funcionando ainda em caráter experimental, a nova rádio deve entrar no ar em definitivo até o próximo mês de outubro. Será a primeira rádio comercial de Ilha Solteira, cidade que já possui uma emissora comunitária.
Ainda não se sabe o impacto que a nova rádio terá sobre a rádio comunitária, que fatalmente perderá parte do seu público para o novo veículo de comunicação. À princípio, só se pode afirmar que o impacto será administrativo.
Mais do que nuca, a rádio comunitária terá que cumprir o que determina a legislação que regulamenta a radiodifusão comunitária no país. A transmissão, por exemplo, não deve ultrapassar o raio de 1 quilômetro. A veículo de publicidade também estará na mira da nova emissora.
A nova emissora, que operará na freqüência 95,9 MHz, terá uma potência de 1000 watts, quantidade suficiente para transmitir o sinal para as cidades circunvizinhas. Mas a expectativa é quintuplicar esse sinal em no máximo um ano e meio. Já há, inclusive, um projeto para aumentar esse sinal para 5000 watts de potência em um curto espaço de tempo.