O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que pela 1ª vez uma pergunta sobre a identidade de gênero foi incluída aos entrevistados da PNDS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde).
O levantamento será feito em cerca de 133 mil domicílios em mais de 2.500 municípios de todo o país.Os resultados estão previstos para o último trimestre de 2024. As perguntas tratam de temas como satisfação com o atendimento no serviço de saúde, planejamento familiar, pré-natal, uso de métodos contraceptivos e saúde e nutrição das crianças.
O entrevistado só responderá por si mesmo e por seus filhos pequeno. Segundo a analista do IBGE, Marina Águas, a metodologia da pesquisa foi pensada para obter os dados mais confiáveis possíveis.
A pesquisa irá verificar se as gestantes estão tendo o acompanhamento adequado e se tiveram o desejo de parto respeitado. O pré-natal também é questionado para os homens com filhos. O intuito é saber como participaram da gestação e nascimento. Já dentro do tema da saúde das crianças, serão levantados dados sobre alimentação, uso de telas, ocorrências de doenças e sobre vacinação.