Em reunião realizada no Paço Municipal, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Votuporanga, que terá como presidente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, como vice o representante do Sindicato Rural, Sebastião Carmona Nogueira e, como secretário, o chefe da Casa da Agricultura, Ricardo Alexandre Gomes. O mandato será de dois anos e exercido gratuitamente, sendo suas funções consideradas como relevantes serviços prestados ao município. O prefeito Junior Marão participou da reunião e empossou oficialmente a nova diretoria.
O Conselho é formado por dois representantes (um titular e outro suplente) das seguintes entidades e instituições: Prefeitura, EDR/CATI – Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coacavo e Escola Técnica Estadual Frei Arnaldo Maria de Itaporanga. Além deles, integram o Conselho, representantes das comunidades dos bairros rurais do Barreiro, Piedade e do Cruzeiro.
A reunião teve ainda a explanação do pesquisador da APTA, Waldo Lara, sobre o desenvolvimento do Pisa, Projeto de Integração, Lavoura, Pecuária e Silvicultura, que está sendo desenvolvido em duas propriedades rurais na região. O chefe do EDR, Carlos Alberto de Luca explanou sobre a importância do Conselho no desenvolvimento da agropecuária no município, frisando que sua função é definir políticas agropecuárias, levar reivindicações aos órgãos competentes fortalecendo o setor agropecuário. A necessidade de um diagnóstico da força produtiva regional foi apresentado por Vanda Aparecida Bazzo.
Diogo Mendes Vicentini, reeleito presidente, mencionou a importância e responsabilidade do Conselho e falou sobre a necessidade de se identificar as cadeias produtivas no âmbito municipal, para que elas sejam priorizadas nos projetos de apoio e programas de crédito. Vicentini disse ainda que deve haver uma conscientização de que “o que move um município não é apenas a administração municipal, mas as forças vivas da comunidade, que precisam estar organizadas e empenhadas na busca de resultados coletivos”.
O prefeito Junior Marão ressaltou apoio total ao Conselho, afirmando que “o produtor rural tem papel decisivo e poder de força, mas precisa conhecer as novas técnicas de manejo e conservação do solo”. Marão disse ainda que a administração “será sempre parceira efetiva e constante, contribuindo decisivamente para a melhoria gradativa não só dos indicadores da produção, mas da qualidade de vida no campo”.