O dia 24 de janeiro é o Dia Internacional da Educação, e Fernandópolis tem motivos para comemorar a data.
O município faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) que tem como um de seus programas a avaliação da criança leitora e é destinado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e tem por objetivo verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.
Em 2024, a rede municipal tinha 555 alunos matriculados no segundo ano, e 551 deles realizaram a avaliação (99,3% de participação).
Essa prospecção analisa os índices de entrada (no mês de março) e de saída (em novembro). Os números apresentados foram respectivamente 4.1 e 6.6, ou seja, o maior avanço registrado desde o início do programa.
A EMEF “João Garcia Andreo” alcançou o primeiro lugar entre as escolas do município, mas em todas as unidades escolares houve melhora de desempenho e avanço nos índices.
LIVRO
A assistente técnico-pedagógica Marta Carta Nunes aproveita a data comemorativa para recomendar aos interessados a leitura de um livro que a encantou: trata-se de “O carteiro chegou”, de Allan Ahlberg, “todo contado em rimas, cheio de cartas de verdade, cartões postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo mais”, disse.
Marta justifica seu entusiasmo citando uma frase de Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”.