Uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, promoveu uma ação hoje (29), no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, para marcar o Dia Mundial do Coração e incentivar mudanças no estilo de vida, por meio de hábitos saudáveis de alimentação e prática de exercícios regulares. Os profissionais avaliaram gratuitamente os fatores de risco cardíaco das pessoas, mediram a circunferência abdominal, fizeram testes de colesterol e tabagismo, além de orientação nutricional.
Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2013, foram registrados 339 mil mortes por doenças cardiovasculares. De acordo com dados do HCor, 29,4% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Homens acima de 55 anos são as principais vítimas.
“A doença cardiovascular é uma das mais prevalentes no Brasil e estamos vivendo um momento em que a população está ficando mais idosa, o que colabora. Isso predomina nas economias onde se tem acesso a alimentos industrializados, estresse nas atividades diárias, o que pode piorar todas as doenças”, explicou cardiologista do HCor Luiz Carlos Valente.
Causas
Entre as principais causas de doenças estão o tabagismo, a hipertensão, estresse, colesterol alto, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a carga genética e o excesso de peso. Os dados mostram que 15,8% dos brasileiros (cerca de 30 milhões) estão obesos. “Muitas mortes decorrem da falta de informação, porque muitas doenças são silenciosas, e o indivíduo vai ter contato com ela quando dá algum sinal”, disse o médico. “Os números são preocupantes, porque temos observado incidência em pessoas jovens que não se preocupam com isso e acabam surpreendidas”, acrescentou.
Esperando na fila para passar pelo atendimento, o chefe de cozinha, Claudio Cezarano Vaz, 47 anos, disse que leva uma vida sedentária e se alimenta mal. “Pela correria do dia a dia, a alimentação fica a desejar. Só em estar parado aqui já comecei a pensar em mudar meu estilo de vida e passar a fazer exercícios e comer melhor, arrumar um tempo para cuidar de mim.”
Aposentado e aos 75 anos, José Pereira, contou que procura levar uma vida saudável comendo adequadamente e fazendo caminhadas todos os dias. “Parei aqui para fazer uma checagem rápida, porque só tenho consulta para maio do ano que vem. Como vi que hoje é Dia do Coração, resolvi aproveitar para fazer esses exames rápidos, porque não se pode descuidar.”