Levantamento feito pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) apontou que o nível de inadimplência do consumidor paulista atingiu 44% em agosto, quatro pontos percentuais acima do registrado no mês passado.
De acordo com a entidade, o número de consumidores inadimplentes seguiu a tendência de alta observada no endividamento do paulistano. Em agosto, 59% dos entrevistados declararam possuir alguma dívida. Em julho, o índice era de 57%.
Renda – Os consumidores com renda de até três salários mínimos são os que mais possuem dívidas. De acordo com o estudo, 70% dos entrevistados tinham dívidas a pagar e 58% declararam estar com alguma pendência financeira.
Entre os consumidores que recebem de três a dez salários mínimos, o percentual de endividados é de 63% em agosto, contra 61% em julho. Quarenta e dois por cento responderam estar inadimplentes.
Já entre os consumidores com renda acima de dez salários, o percentual é 43% em agosto, contra 38% em julho. Somente 28% declararam possuir alguma dívida em atraso.