sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Nível de água no Cantareira chega a 8,1% da capacidade total

O nível de água do Sistema Cantareira chegou a 8,1% do máximo de sua capacidade neste domingo (21), segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São…

O nível de água do Sistema Cantareira chegou a 8,1% do máximo de sua capacidade neste domingo (21), segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S.A).

No sábado, o nível alcançou índice semelhante ao do dia 15 de maio, quando a Sabesp começou a usar o volume morto como reserva técnica, e no domingo a quantidade de água dos reservatórios do Sistema Cantareira continuou caindo.

Nem as chuvas que caíram no fim de semana reverteram a curva de queda no Sistema Cantareira. De acordo com a Sabesp, foi registrado 6,8 mm de chuvas na região do Sistema. Mesmo com as chuvas, o índice pluviométrico de setembro deste ano (39,1 mm) está muito abaixo do que é registrado para o mês neste período (91,9 mm).

O Sistema Cantareira é composto de quatro reservatórios e é responsável por abastecer cerca de 55% da região metropolitana de São Paulo. A seca está preocupando moradores da cidade. Em alguns bairros, moradores apontam que a água tem ficado escassa durante a noite. De acordo com o governo federal, a crise no reservatório deve perdurar até o ano de 2016.

A Sabesp também divulgou, por meio do site oficial, o nível de água de outros reservatórios. O Sistema Alto Tietê está com 12,6%; o Sistema Gurapiranga está com 53,4%; o Sistema Alto Cotia está com 35,4%; o Sistema Rio Grande está com 77,7% e o Sistema Rio Claro está com 65,5%. Os dados são atualizados diariamente.

Notícias relacionadas