Para garantir a integridade das informações e dos valores dos usuários cadastrados no programa, a Secretaria da Fazenda intensificou os procedimentos de segurança da Nota Fiscal Paulista.
Uma das principais orientações do órgão é que os cidadãos tomem o máximo de cuidado ao fornecerem seus dados e evitem o uso de aplicativos de terceiros.
Com base em relatos dos próprios consumidores, a equipe técnica está verificando possíveis transferências irregulares de créditos para contas digitais – abertas virtualmente, sem a necessidade de ir pessoalmente à agência e apresentar documento de identidade.
A Fazenda já iniciou o trabalho para alinhar os protocolos de segurança introduzidos pela Nota Fiscal Paulista junto às instituições financeiras, com o objetivo de restringir as transferências de créditos apenas para contas correntes convencionais. O procedimento de solicitação de transferência de créditos permanece inalterado e todos os consumidores podem resgatar normalmente seus valores.
Aplicativos podem apresentar riscos
O uso de aplicativos para celular e a consulta de dados do programa também apresentam risco potencial. Ao digitarem CPF e senha nessas ferramentas, os consumidores expõem seus dados de segurança registrados e possibilitam o acesso de terceiros aos seus perfis, permitindo, por exemplo, alteração da conta corrente de destino para transferências para uma conta digital aberta virtualmente.
A secretaria informa ainda que irá lançar em fevereiro um aplicativo próprio, para atender os usuários de forma segura e eficiente. Para garantir sua segurança, por enquanto os consumidores devem realizar o acesso ao sistema da Nota Fiscal Paulista exclusivamente pelo site do programa, no endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.