sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Neste Carnaval, cuide da sua voz

Que o Brasil é o país do Carnaval, não há quem possa negar. Afinal, o povo brasileiro, festeiro por natureza, tem na festa de fevereiro a grande oportunidade para esbanjar…

Que o Brasil é o país do Carnaval, não há quem possa negar. Afinal, o povo brasileiro, festeiro por natureza, tem na festa de fevereiro a grande oportunidade para esbanjar sua alegria. Justamente neste período do ano, em que as exaltações são mais freqüentes e tudo é festa, é que os limites são ultrapassados e graves conseqüências podem nos perseguir. Os abusos com bebidas, cigarro e a corriqueira gritaria entre um desfile e outro podem fazer a voz, principal instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros, sofrer graves consequências depois da quarta-feira de cinzas.

Para alertar aos mais festeiros sobre a importância dos cuidados com a voz e iniciar as comemorações do 10º ano da Campanha Nacional da Voz, a ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) lança as Dez dicas para cuidar da Voz com carinho. O Dr. Jeferson D´Ávila, presidente da entidade, destaca alguns fatores comuns que podem trazer riscos à voz. “É muito importante prestar atenção na temperatura dos líquidos ingeridos, evitar o cigarro e a gritaria. Quando se está em um ambiente com muito barulho, é quase automático elevarmos a voz, para sermos escutados e isso pode trazer graves problemas vocais”, diz.

Entre as doenças que podem aparecer durante os festejos estão a laringite, que pode tanto surgir por infecção bacteriana como por exposição da garganta a substâncias irritantes como as presentes no cigarro ou no álcool, os cistos, que são pequenas bolsas que geralmente aparecem apenas de um lado da prega vocal, comprometendo a emissão do som, e principalmente os pólipos, causados especificamente por abusos vocais como gritar ou falar muito alto.

A Campanha Nacional da Voz chega a seu 10º ano de maneira ininterrupta. Os médicos ligados à ABLV em todo o Brasil já começam a se organizar para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal em todos os Estados brasileiros. Desde 1999 orientando a população, a “Campanha da Voz” já contou com o apoio dos cantores Fagner, Claudia Leitte e Xuxa, do craque Pelé e sua esposa Assíria, dos atores Edson Celulari, Cláudia Raia, Lima Duarte, Tarcísio Meira, e Glória Meneses, entre outras personalidades. Graças ao reconhecimento do esforço médico brasileiro, por diversas entidades e sociedades médicas ao redor do mundo, a Campanha ganhou em 2003 sua versão mundial e &eacu te; realizada há 07 anos nos quatro cantos do Globo e o dia 16 de abril é reconhecido como o “Dia Mundial da Voz”. Este marco fez a campanha tornar-se referência mundial e marcou o Brasil como pioneiro na iniciativa.

Dez dicas para manter a voz saudável na folia:
1. Evitar o cigarro;
2. Beber com moderação;
3. Utilizar roupas confortáveis;
4. Articular bem as palavras;
5. Não forçar a voz;
6. Poupar a voz durante períodos pré-menstruais, crises alérgicas e estados gripais;
7. Ingerir bastante líquido em temperatura ambiente;
8. Evitar alimentos que causem azia e má-digestão;
9. Evitar gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo;
10. Treinar a voz participando de corais ou escolas de canto com orientação profissional;

Sobre a ABLV
A ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) é uma sociedade médica que reúne otorrinolaringologistas especializados em laringologia em todo o Brasil. Preocupada com a voz da população brasileira, com o descaso ante aos primeiros sintomas de anomalias vocais e com o alto índice de doenças da voz, como a laringite, o nódulo, o pólipo, a leucoplasia e o câncer de laringe, o mais grave entre todos, a ABLV lançou há dez anos a Campanha Nacional da Voz que alerta e orienta a população através de suas mensagens e informações dentre as ações da campanha. Em 2003 a Campanha da Voz ganhou o mundo através do reconhecimento de diversas entidades internacionais e atualmente Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá, Estados Unidos e diversos outros países organizam as ações internacionais da campanha.

Para saber mais sobre a ABLV e a Campanha Nacional da Voz, acesse: www.ablv.com.br.

Notícias relacionadas