A maior festa de aniversário do mundo está chegando, o natal. A comemoração que acontece em quase todos os países, marca o nascimento de Jesus, o maior homem que já pisou na terra. A origem remonta séculos de tradições e muitas divergências sobre o seu significado.
É pacífico entre os estudiosos que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Até o século IV, nesta data era comemorado o solstício, ou início do inverno no hemisfério norte. No mesmo dia também era comemorado a saturnália uma festividade ao deus saturno e ainda ao deus mitra, o sol da virtude. Todas estas festas foram incorporadas pela igreja católica como o dia do nascimento de Jesus.
Ao longo dos séculos o consumismo fez surgir também a figura do bom velhinho, que desce a chaminé trazendo presentes para as crianças. No Brasil chamado de Papai Noel, em Portugal de pai natal, nos Estados Unidos de Santa Clauss.
História e paganismo á parte, o importante é que Jesus nasceu e com ele a paz, a verdadeira revolução humana na vida das pessoas, a aliança entre o homem e Deus.
Jesus foi a promessa de Deus para o resgate do ser humano. Para qualquer cristão o natal deve lembrar a materialização do amor de Deus ou a revelação do próprio criador ao homem. Ele nasceu para morrer por nós vale a pena comemorar.