sexta, 13 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

‘Não vou enterrar um animal no mesmo túmulo onde eu enterrei meu avô’, reage vereador de Votuporanga

Serginho da Farmácia foi o primeiro a criticar publicamente a iniciativa, sendo acompanhado por Cabo Renato Abdala (PRD). Iniciativa segue tramitando na Câmara.

O vereador Serginho da Farmácia (PP) utilizou parte de seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, durante a 20a sessão ordinária, desta segunda-feira (9.jun), para expor sua contrariedade ao projeto de autoria do vereador Emerson Pereira (PSD), que prevê o sepultamento de animais domésticos em cemitérios destinados à humanos.

O assunto se tornou polêmico e conforme noticiado pelo Diário, na última semana, Emerson Pereira protocolou na Casa de Leis um projeto que busca autorizar o sepultamento de animais domésticos (cães e gatos de até 80 quilos) em cemitérios públicos e privados de Votuporanga. 0 projeto, de acordo com o autor, atende a uma demanda crescente da população, que enxerga os denominados pets como parte da família.

Diante da discussão sobre o tema no município, Serginho da Farmácia se posicionou na tribuna da Câmara: “Fui questionado por várias pessoas a respeito desse projeto. Ele já foi apresentado em 2024, quando os autores foram os vereadores Meidão e Chandelly, mas não teve sequência devido a vício de iniciativa. Quero deixar bem claro que respeito muito o trabalho do vereador Emerson Pereira, mas, se esse projeto prosperar, terá o voto totalmente contrário deste vereador. Acho um absurdo.
Tenho sete cachorros, amo todos, mas defendo que cada um no seu quadrado. Eu não aceito, não vou aceitar, é a opinião desse vereador, enterrar um animal no mesmo túmulo, onde eu enterrei meu avô, onde vou enterrar meu pai, meu filho, enfim. Eu não aceito”, disparou o parlamentar.
“Eu sou a favor de uma situação aqui. Vamos criar uma lei, uma iniciativa, um cemitério pet. Cada um no seu quadrado, como eu disse. Mas, jamais colocar um cachorro junto com meus avós no mesmo túmulo. Não admito esse tipo de situação. Essa é a minha opinião”, emendou.

O vereador foi aparteado por Cabo Renato Abdala (PRD), que nos bastidores já havia deixado claro ser contrário do projeto: “Há algum tempo houve a desapropriação de um pedaço de terra lá do lado do cemitério de Simonsen. Aqui fica uma ideia, faça lá um agregado lá, separado, fica aí uma sugestão.
Eu também sou contra enterrar no mesmo local por respeito as pessoas. Para mim, morreu está morto, tanto ser humano como animal, mas aí tem as críticas das pessoas que não concordam.”
A troca de ideias foi acompanhada com atenção pelo autor do projeto em discussão, Emerson Pereira, que ao pedir a palavra, afirmou respeitar a opinião, explicando que a proposta tem justamente o objetivo de fomentar o debate sobre formas de proporcionar uma despedida digna aos animais de estimação, os quais, reforçou, são considerados verdadeiros membros da família por muitas pessoas.

Em seguida, Emerson Pereira recordou que Votuporanga ainda descarta os animais mortos em aterro sanitário, e não em crematório como seria o recomendável: “Acato a sugestão de Vossa Excelência e reforço que o projeto está em tramitação nesta Casa justamente para que possamos discutir. Este é um bom momento para buscarmos alternativas, inclusive a criação, pela Prefeitura, de um espaço adequado para o sepultamento dos animaizinhos, que já são parte da família de muitos”, ponderou o vereador. Diário de Votuporanga

Notícias relacionadas