sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Não adianta 3º mundo pedir esmola”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje, em discurso no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, responsabilidade dos Estados Unidos e dos países da Europa pelo acordo na…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje, em discurso no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, responsabilidade dos Estados Unidos e dos países da Europa pelo acordo na Rodada de Doha (em que 30 ministros de Indústria e Comércio discutem um novo calendário para retomada das negociações comerciais globais). Segundo ele, “não adianta os países do terceiro mundo pedirem esmola aos países ricos”. “Se não negociarem direito em Doha não vai adiantar colocar a culpa no Iraque”, disse.

Para que os países mais pobres do planeta possam ter chance no século XXI, segundo Lula, é preciso que os países desenvolvidos assumam a responsabilidade de fechar o acordo de Doha. “Os EUA têm que diminuir um pouco o subsídio, os países europeus precisam facilitar acesso agrícola dos países mais pobres do mundo”.

“O que a gente não gasta em um acordo comercial, a gente gasta depois em uma guerra como a do Iraque, uma guerra sem fim”, afirmou o presidente.

Notícias relacionadas