terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mutirão de Leishmaniose em Jales teve inicio esta semana

Teve início na última quarta-feira, dia 18, o Mutirão de Leishmaniose no município. O projeto tem como objetivo a visita ás casas que possam ser possíveis criadouros do mosquito. Serão…

Teve início na última quarta-feira, dia 18, o Mutirão de Leishmaniose no município. O projeto tem como objetivo a visita ás casas que possam ser possíveis criadouros do mosquito.

Serão realizadas limpezas nos quintais e podas de árvores, já que árvores com as copas exageradas tendem a deixar o solo mais úmido, podendo assim tornar-se um criadouro.

Não há data para o término do mutirão, já que ele irá percorrer toda a cidade, começando pelos bairros que apresentaram casos de Leishmaniose humana. As primeiras regiões a serem visitadas são as que compreendem os bairros próximos á ESF Municipal, abrangendo o Jardim Municipal, Jardim do Bosque, Jardim Tangará Parque das Flores, Jardim São Francisco, COHAB Neuza Estelluti, Jardim Aeroporto, COHAB Renascer e Jardim São Bernardo. Logo após será a vez da região da ESF São Jorge, nos bairros: Jardim São Jorge, Jardim Eldorado, Jardim Bom Jesus, Vila Inês e Jardim Morumbi. Em seguida o mutirão passará pela ESF Luís Ernesto Sândi More, no JacbI, JacbII e Jardim Alvorada.

Após realizada a etapa do manejo ambiental, pede-se que os moradores conservem seus quintais limpos. A segunda parte do projeto será o inquérito canino para examinar os cães que são positivos para Leishmaniose, realizando a eutanásia do mesmo.

A vigilância sanitária também realizará visitas nas casas que possuem criadouros de porcos e galinhas no perímetro urbano, concedendo aos donos das casas o prazo máximo de 30 dias para a retirada dos mesmos. Os proprietários que desacatarem a ordem terão os casos repassados á Procuradoria Jurídica do Município e será aplicada multa.

Notícias relacionadas