Equipes de combate à dengue percorreram na manhã de sábado (14), doze bairros da cidade que apresentam um alto índice de casos positivos de dengue. A mobilização visou à eliminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença por meio de ações envolvendo a comunidade.
Além do trabalho de conscientização dos moradores sobre como evitar a dengue e os riscos da doença, houve a limpeza de terrenos e o recolhimento de materiais descartados que acumulam água e servem como criadouro do mosquito. Toda a ação foi acompanhada pelo prefeito Pedro Manoel Callado Moraes.
Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da secretaria de Saúde, Vanessa L. da Silva, mesmo com o trabalho preventivo contra a dengue, realizado constantemente pela secretaria, o município passa por uma epidemia e já foram registrados 200 casos positivos da doença este ano. “Conseguimos recolher 5 caminhões de lixos e objetos que contribuem com a criação e a proliferação do mosquito. Com essa força tarefa, esperamos que este número não aumente, mas a população tem que fazer a sua parte contribuindo com a limpeza de suas residências para extinguir os focos do mosquito e evitarmos a contaminação”, enfatizou.
A mobilização foi comandada pelo presidente do comitê municipal de mobilização e combate a dengue, Clóvis Viola e representantes da secretaria de Saúde. Integrantes do Rotary Club, Associação Off Road, Programa Escola da Família, secretários municipais e voluntários também participaram do mutirão.