A publicação de Elon Musk no X-Twitter, neste sábado (7), mexeu com políticos dos dois lados: os da direita, pela possibilidade de avanço de análises dos arquivos da plataforma, que revelam pressões de Aleixandre de Moraes como presidente do TSE e ministro do STF nas eleições de 2022, e os da esquerda por temerem exatamente a mesma coisa. Até agora, Aleixandre e membros dos poderes executivo e judiciário falaram do assunto.
Para você entender
Elon Musk dobrou a aposta contra Aleixandre de Moraes, em mais uma postagem no X-Twiiter, anunciou que removerá restrições impostas pelo ministro a perfis de brasileiros em sua plataforma. Segundo o bilionário, Moraes “aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil.” Em uma postagem anterior, também na semana passada, Musk perguntou: “por que tanta censura no Brasil?”
Condenação de idosa
A indignação do bilionário com a perseguição a conservadores – chamados pela extrema-esquerda de “bolsonaristas”- já era pública. Mas, ganhou temperatura mais elevada com a condenação de uma idosa, de 71 anos, a 14 anos de prisão por conta dos atos de 8/1.
O que ocorria
1 – Aleixandre de Moraes pressionava o X-Twitter para “segurar” a veiculação de postagens anti-esquerda
2 – Funcionários da plataforma foram ameaçados de prisão
3 – Contas de conservadores foram desmonetizadas, bloqueadas e até derrubadas
4 – Pessoas e empresas com postagens que desagradaram o ministro foram multadas
Como isto explodiu
A revelação oficial da pressão ao mundo – que os brasileiros de bem já conhecem há muitos anos – ocorreu na quarta-feira (3), em uma reportagem em que o jornalista americano Michael Shellenberger revelou conteúdos de e-mails trocados por diretores do antigo Twitter, que demonstram, segundo ele, que o Brasil vivia um “caso de ampla repressão da liberdade de expressão” liderado por Aleixandre de Moraes. Veja detalhes em meu canal no Youtube
Ameaças
O consultor jurídico do Twitter no Brasil, Rafael Batista, revelou em vários e-mails que era pressionado por Moraes a revelar dados pessoais de usuários da plataforma que eram autores de postagens anti-esquerda, durante a campanha eleitoral de 2022. A mira do TSE era fixa em cima de apoiadores de Jair Bolsonaro.
O silêncio da checagem
Mesmo com a forte repercussão do escândalo, as agências de checagem de fatos e fakes se mantêm caladas. A revelação dos crimes não render nenhuma linha de notícias em grandes jornais e reportagens em emissoras de televisão – todos os que mamam nas tetas do governo comunista, que voltou à cena do crime em 2023, com verbas públicas de publicidade.
Lula derrotado
O presidente dos petistas não conseguiu, desta vez, emplacar uma ação judicial contra o jornalista Luiz Ernesto Lacombe, para retirar do ar, nas redes sociais, um vídeo em que é chamado de “besta ao quadrado? Um juiz de Brasília disse em sentença ao pedido que “o experiente político” sabe que está vulnerável a críticas.
A prisão, há seis anos
Em 7 de abril de 2018 o Brasil assistia lula se entregar à Polícia Federal, após ser condenado em duas instâncias a quase 10 anos de cadeia e de esconder na sede de um sindicato de São Bernardo do Campo (SP). As condenações que foram reafirmadas por juízes de três instâncias, por corrupção e lavagem de dinheiro, viriam a ser anuladas dois anos depois pela turminha de ministros do STF que foi nomeada pela extrema-esquerda.
Mijando no poste
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, disse neste sábado (6), que não vê rejeição de eleitores evangélicos a lula, contrariando pesquisas que apontam o contrário faz bastante tempo. Ele disse que lula cumpre as promessas feitas a “este segmento” da população e que as relações são boas. Messias participava de uma conferência promovida por esquerdistas em Harvard, na maior universidade comunista do mundo.
FRASE
Do jornalista Luiz Ernesto Lacombe, em vídeo que circula na internet desde novembro do ano passado e que lula queria derrubar.
“Lula não é exatamente burro, ainda que pareça. O sentido que lhe cabe da palavra besta é o ligado ao demônio, ao diabo, ao capeta, ao tinhoso. Talvez não sirva mesmo a ele a expressão besta-quadrada, que já quase não se usa. O que surge é uma expressão que deveria ser adotada imediatamente e incansavelmente. Lula é uma besta ao quadrado”.