Segundo a teoria, a música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana.
Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte.
A maior parte das pessoas não percebe que a música tem o poder de mudar o coração dos homens, e que assim, pouco a pouco, molda a sua mentalidade e termina por transformar os costumes.
Os filósofos gregos davam à música um importante papel na educação e formação dos jovens, pois defendiam que a música tinha profundos efeitos, era criadora de estados de alma, permitindo introduzir na alma da criança, desde a mais tenra infância, o amor à beleza e à virtude.
Com este propósito, o “Os Sonhadores” de Fernandópolis vem trabalhando com a música na vida de crianças e adolescentes. Atualmente, o projeto conta com três oficinas musicais: Orquestra de Violinos, Grupo de Violões e Fanfarra. São cerca de 120 alunos inclusos nas aulas e que já participam de apresentações pela cidade e toda a região.
Como forma de apresentar um pouquinho deste projeto cultural à população fernandopolense, “Os Sonhadores” promove na noite de hoje um Concerto Musical, ocasião em que as crianças e adolescentes pretendem mostrar ao público o poder transformador da música em suas vidas.
O momento ainda promete ser de muita emoção com depoimentos de alunos, familiares e autoridades que serão apresentados no telão durante o evento, além de muitas outras surpresas já agendadas para a noite.
O Concerto que reunirá a família do “Os Sonhadores” acontece logo mais às 19h30, no Teatro Municipal de Fernandópolis, com entrada franca.